Motorista de aplicativo precisa Declarar Imposto de Renda?

Afinal Motorista de aplicativo precisa Declarar IR?

Existem dúvidas entre os motoristas de aplicativos se eles devem ou não declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRF) e como informar os valores recebidos pelas corridas.
Por ser motorista de aplicativo ele é um profissional autônomo sem vínculo empregatício, e dessa forma os motoristas recebem rendimentos de pessoas físicas intermediados pela empresa do aplicativo. Isso significa que esse profissional deve recolher o IRF de forma mensal, através do carnê-leão.

O que é o CARNÊ LEÃO e como funciona?

A regra geral é: se recebe de pessoas físicas, sem imposto direto na fonte, deve pagar o Carnê Leão. Para fazer o recolhimento, o contribuinte deverá acessar o portal do eCac, inserir os dados de acesso (CPF, código e senha) e clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e após “Acessar Carnê Leão”, preenchendo os dados solicitados.
Ao preencher o carnê Leão mensalmente, os dados são automaticamente transferidos para a declaração do Imposto de Renda quando a janela da declaração abrir. Isso facilita todo o processo, por isso é importante lidar com essa questão durante todo o ano.
Se a soma de 60% das corridas durante o ano todo não chegar ao valor de R$28.559,70 não é necessário declarar. Isso porque 40% são isentos de impostos. Esse valor compensa os gastos do motorista com a manutenção do veículo, combustível e demais despesas.

O microempreendedor individual tem que declarar ``Imposto de Renda?``

Sim. A entrega da declaração de IRPF não está atrelada ao fato do contribuinte ser MEI, mas ao faturamento do negócio no ano anterior. Segundo a Receita Federal, a declaração é obrigatória porque o MEI é considerado pessoa física e pessoa jurídica ao mesmo tempo.
Alguns microempreendedores individuais podem ser obrigados a fazer até duas declarações em 2023: DANS-SIMEI Declaração Anual do Simples Nacional) e Imposto de Renda (IRPF). O DASN-SIMEI é a declaração obrigatória em que o MEI deve informar à Receita Federal o quanto movimentou no ano anterior – isso é obrigatório mesmo que ele não tenha faturado nada naquele ano. A entrega deve ser feita pelo Portal Simples, da Receita.

Tire Suas Dúvidas Sobre Contabilidade

Edmar C. Soares
Consuares Assessoria Empresarial

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo 

Consuares Contabilidade (31) 32013828 / (31) 998172077 | E-mail: consuares@consuares.com.br

Compartilhe:

Mais Posts

Envia sua dúvida