Prepare sua Empresa para a nova era da Reforma Tributária!
A reforma tributária é um passo crucial para modernizar esimplificar o sistema fiscal brasileiro, buscando torná-lo maisclaro e justo…
Considera-se MEI o empresário individual elencado no art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, ou seja, aquele que exerça as atividades de industrialização, comercialização e prestação de serviços, mesmo que seja no âmbito rural, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior até R$ 81.000,00.
No momento de fazer a opção pelo regime “MEI” o empresário poderá perder direitos já conquistado ao longo de sua vida profissional, como por exemplo: perda da qualidade de segurado pela previdência social na garantia de aposentadoria por tempo de Serviço auferindo máximo de 1 salário-mínimo.
Outra perda que poderá ocorrer estar no fato de perder a segregação patrimonial., ou seja, quando se adquira uma dívida com credores da pessoa jurídica do MEI (CNPJ) tal dívida alçará o patrimônio pessoal do titular. Vejamos esse exemplo: Antônio, mestre de obra resolveu com seu empregador a constituir um CNPJ nas condições de MEI – Micro empreendedor individual., posteriormente assumiu dívida com os fornecedores de equipamentos necessários ao desempenho de suas atividades; consequentemente seu empregador, ora seu “Tomador de Serviços” resolveu romper com Antônio a continuidade da contratação sem motivos que justificasse tal rompimento, logo Antônio (CNPJ) não conseguiu arcar com as dívidas contraídas e para piorar seu Fornecedor (credor) da dívida abriu uma ação judicial de cobrança contra Antônio (MEI) juntamente com Antônio (CPF).
Considerando o ocorrido com o Sr. Antônio foi o que nos motivou a escrever este artigo para que você que pensa em abrir um MEI e se tornar um Microempreendedor individual não tenha dor de cabeça no futuro.
Abrir uma Empresa no regime tributário de MEI pode levar a uma grande economia no princípio, mas isso se for acompanhada com um profissional de finanças e/ou contabilidade a fim de realizar um plano de negócio que permitirá a transição para outro regime que lhe proporcionará mais economia e segurança.
Nós, da Consuares já atendemos mais de 1000 Microempresários individual e ou aqueles que não valia apena seu enquadramento. Portanto, se seu interesse for nessa direção convidamos a uma conversa conosco antes que seja tarde.
Edmar da Cunha Soares
Ceo da Consuares.
Edmar C. Soares
Consuares Assessoria Empresarial
Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo
Consuares Contabilidade (31) 32013828 / (31) 998172077 | E-mail: consuares@consuares.com.br
A reforma tributária é um passo crucial para modernizar esimplificar o sistema fiscal brasileiro, buscando torná-lo maisclaro e justo…
A isenção tributária se refere à dispensa total ou parcial do pagamento de tributos,enquanto a imunidade é uma proteção legal que impede a…
Organizar um evento de grande porte, especialmente quando há patrocíniogovernamental envolvido, exige muito…
O Terceiro Setor tem um papel vital na transformação social. Ele é composto pororganizações sem fins lucrativos que atuam em áreas como…