Prepare sua Empresa para a nova era da Reforma Tributária!
A reforma tributária é um passo crucial para modernizar esimplificar o sistema fiscal brasileiro, buscando torná-lo maisclaro e justo…
O Como aumentar a restituição do Imposto de Renda? O principal caminho é utilizar as despesas dedutíveis, que são os valores que podem ser legalmente utilizados para reduzir os rendimentos. Desse modo, a base de cálculo do imposto fica menor. Consequentemente, o contribuinte paga menos e consegue uma restituição maior. Mas, na prática, como fazer isso? É o que vamos ver logo abaixo.
A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto que o contribuinte pagou a mais durante o ano fiscal.
“A restituição ocorre quando o contribuinte, ao longo do ano, tiver pago mais Imposto de Renda que o devido”, resume Carlos Cláudio Figueira de Melo, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados.
Desse modo, quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria, seja por meio de descontos na fonte ou pagamentos mensais, ele tem direito a receber de volta esse excesso do que pagou.
A restituição funciona, assim, como uma espécie de compensação.
A principal maneira de aumentar a restituição do Imposto de Renda é usar as despesas dedutíveis previstas em lei.
São elas: despesas com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa. Além disso, existem deduções incentivadas que podem reduzir diretamente o valor do imposto devido. Como, por exemplo, doações para fundos da criança e adolescente ou idoso.
O primeiro cuidado é escolher o modelo correto para entregar a declaração. interesse.
Para quem tem poucas deduções legais, a chance de ter uma restituição maior é optar pelo modelo simplificado.
As despesas dedutíveis são a principal maneira de obter uma restituição maior. Note que algumas despesas não têm limite de dedução, como as despesas médicas e pagamentos de pensão alimentícia ou contribuição oficial. As despesas podem ser do titular da declaração e também dos seus dependentes.
Despesas com educação
Livro-caixa
Os profissionais autônomos podem deduzir integralmente, por meio do livro-caixa, as despesas que são essenciais para o seu trabalho, tais como aluguel, luz, telefone, material de escritório, entre outros.
As doações feitas a entidades beneficentes, culturais, educacionais, esportivas, entre outros, que se enquadrem nos incentivos fiscais previstos na legislação, permitem dedução de até 9% do IR.
É preciso guardar os recibos e informar o CNPJ da entidade beneficiada.
Pensão alimentícia
As doações feitas a entidades beneficentes, culturais, educacionais, esportivas, entre outros, que se enquadrem nos incentivos fiscais previstos na legislação, permitem dedução de até 9% do IR. É preciso guardar os recibos e informar o CNPJ da entidade beneficiada.
As despesas dedutíveis são a principal maneira de obter uma restituição maior. Note que algumas despesas não têm limite de dedução, como as despesas médicas e pagamentos de pensão alimentícia ou contribuição oficial. As despesas podem ser do titular da declaração e também dos seus dependentes.
Dependentes
Prática consistente
Alguns casais têm o hábito de fazer a declaração do IR de forma conjunta por parecer mais prática. Mas quando você coloca na ponta da caneta, nem sempre pena fazer a declaração em conjunto para restituir mais imposto.
A declaração em separado funciona melhor quando ambos têm renda tributável ou quando há poucas despesas dedutíveis.
Para saber qual é a melhor, o ideal é fazer uma simulação das duas formas. Faça a declaração colocando o cônjuge como dependente e veja quanto terá de imposto a restituir ou a pagar. Depois, retire o cônjuge da declaração e veja novamente quanto terá de IR a pagar ou a restituir.
Toda despesa informada na declaração deve poder ser comprovada por documentos (recibo, nota fiscal, comprovante de pagamento etc.) que contenham a identificação (CPF ou CNPJ) tanto de quem recebeu como de quem prestou o serviço.
Caso contrário, poderá cair na malha fina. E ninguém quer isso, não é mesmo?
Edmar C. Soares
Consuares Assessoria Empresarial
Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo
Consuares Contabilidade (31) 32013828 / (31) 998172077 | E-mail: consuares@consuares.com.br
A reforma tributária é um passo crucial para modernizar esimplificar o sistema fiscal brasileiro, buscando torná-lo maisclaro e justo…
A isenção tributária se refere à dispensa total ou parcial do pagamento de tributos,enquanto a imunidade é uma proteção legal que impede a…
Organizar um evento de grande porte, especialmente quando há patrocíniogovernamental envolvido, exige muito…
O Terceiro Setor tem um papel vital na transformação social. Ele é composto pororganizações sem fins lucrativos que atuam em áreas como…