Imposto de renda: o que diferencia a declaração simplificada da completa?

Para evitar que caia em malha fina, é fundamental preencher todas as informações de maneira correta, além de escolher o modelo de declaração mais interessante para o seu caso. A escolha vai depender do montante de gastos que o contribuinte tem para abater.

O modelo completo é direcionado para quem possui mais despesas para abater e mais de uma fonte de rendam enquanto a declaração simplificada é para quem tem poucos gastos e apenas uma fonte de renda.

Como escolher o melhor modelo?

O contribuinte deve preencher o programa da declaração da receita federal com todos os dados disponíveis, principalmente despesas que podem aumentar o valor da restituição. Com os dados inseridos corretamente, é possível consultar o item “Opção pela tributação”, onde será possível visualizar a opção mais vantajosa. Confira alguns dos principais pontos de diferença entre os dois modelos:

Completa:

  • Recomendada para quem tem gastos dedutíveis, como é o caso de despesas com educação, saúde, dependentes, pensão alimentícia, entre outros;
  • É preciso informar todas as despesas e rendimentos de 2022, além de guardar os comprovantes pelo período de 5 anos;
  • Nos casos em que a soma excede R$ 16.754,34, o sistema da Receita Federa já indica a declaração completa como a mais recomendada.

Simplificada:

  • Recomendada para quem não tem muitas despesas a deduzir;
  • Até o valor de R$ 16.754,34, tem abate de forma padrão 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo do ano fiscal;
  • O imposto recolhido no ano anterior deve ser informado, pois será descontado do cálculo final do Imposto de Renda que deverá ser pago.

Tire Suas Dúvidas Sobre Contabilidade

Edmar C. Soares
Consuares Assessoria Empresarial

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo 

Consuares Contabilidade (31) 32013828 / (31) 998172077 | E-mail: consuares@consuares.com.br

Compartilhe:

Mais Posts

Microempreendedor Individual

Considera-se MEI o empresário individual elencado no art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, ou seja…

Envia sua dúvida